terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Antes de emagrecer o corpo, devemos emagrecer a mente em vários aspectos






Para algumas pessoas pode soar estranho o título deste post, mas esta é a realidade.

Devemos pensar em primeiro lugar na saúde e não em dieta, pois assim, você estará fazendo escolhas alimentares melhores e se cuidando, e o emagrecimento será consequência dessas escolhas. 

Tente pensar nos alimentos de forma igual. A maçã e o chocolate não é melhor ou mais gostoso que o outro. Apenas são alimentos diferentes, cada um com sua textura e sabor. Quando se está com vontade de comer maçã, o chocolate não serviria e, vice-versa. 

Tire da mente a palavra “proibido”. A proibição leva à compulsão, pois a mente é sábia. Vamos supor que hoje você comece uma dieta e estipule que não pode comer doces, massas e refrigerantes por um determinado número de dias ou meses. O cérebro sabendo disso, irá lhe fazer a só pensar nesses alimentos a todo instante te levando a comer descontroladamente tudo que tiver pela frente, pois você não vai aguentar tanta pressão. 
O melhor é pensar na saúde e determinar que pode dar uma "escapada" e comer um pedaço de algum alimento que você goste, e que não seja tão saudável, uma vez por semana.

Não deixe que a comida seja o único prazer em sua vida. Muitas vezes comemos sem necessidade procurando uma sensação de bem-estar. Arranje outros  prazeres e faça mais coisas de que gosta. Assim você usará a comida apenas para matar a fome e consequentemente emagrecerá. 
Quando eu recebia um convite de casamento ou aniversário, eu só pensava no que teria pra comer na festa, correndo atrás dos garçons e ficando em um ponto estratégico em que passasse mais comida! Ridículo isso não é? Agora vou para rever pessoas, dançar e curtir a noite com meu marido, meus pais e meus amigos.

Escolha as roupas que vai usar e combine cores, tecidos e modelos. Não use a primeira peça que estiver na sua frente e nunca fique “largado(a)”. Sinta-se mais bonito(a) e arrumado(a) mesmo estando acima do peso. Com o tempo você vai querer emagrecer cada vez mais quando perceber que em pessoa magra qualquer roupa fica bonita e elegante. Só emagrece quem se gosta!

Lembre-se sempre que você não é qualquer pessoa para comer qualquer coisa. Seja mais exigente, pois você merece.

Comece a praticar algum exercício físico. Quando sentimos que estamos nos cuidando, nossa auto estima aumenta ajudando a nos cuidar cada vez mais. Escolha uma atividade física que te dê prazer. 

Preste atenção em si mesmo e valorize-se em outros aspectos como a personalidade, qualidades como pessoa, partes do corpo de que gosta e procure tê-las em mente. Isso te dará ânimo, força, auto estima e auto confiança quando se sentir desanimado(a) para se cuidar.

Não deixe que sua alimentação funcione no automático. Crie consciência de seus comportamentos alimentares. Sempre pense antes de comer: se é  fome, o que quer comer, o quanto vai comer. Não coma só porque te ofereceram ou só porque outros estão comendo ou porque você come todo dia aquele horário. Coma quando estiver realmente com fome. Mas cuidado para não ficar tanto tempo sem comer, pois quando for comer da próxima vez, atacará tudo o que estiver pela frente.

Um dos piores hábitos praticados à mesa e que eu pratiquei por muito tempo desde a minha adolescência, é o de "mascarar" o verdadeiro sabor dos alimentos. Exemplo: colocar açúcar no suco de laranja, ou encher de catchup, shoyo, mostarda, requeijão, molhos, catupiry, cream cheese e outros condimentos o prato de comida. Talvez seja um dos aprendizados mais difíceis saber distinguir o sabor original. Tente! Você não vai apenas descobrir o que realmente gosta, mas também treinar o paladar, o que lhe dará poder e controle sobre o que come, ajudando a emagrecer.

Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja, como comer demais. Perdoe-se e procure aprender com a experiência para não repeti-la mais tarde. Culpar-se, não vai resolver este problema e só fará com que você abaixe ainda mais a sua auto estima, fazendo com que você se sinta mal e provavelmente, procurará consolo em mais alimentos “gostosos” e calóricos. Saia desse círculo vicioso se tratando bem, com mais paciência e carinho.
Se vc já tentou várias dietas e fracassou porque nem chegou a seu objetivo ou chegou e voltou a engordar, aprenda a lidar com este sentimento e use-o a seu favor para te ajudar a emagrecer definitivamente.

Se você fracassou, não significa que tem falta de capacidade, significa que você deve fazer algo de modo diferente. 
Não significa que você é inferior, significa que você não é perfeito, pois ninguém é perfeito e todos nós erramos e fracassamos em determinado momento da vida. 
Não significa que você desperdiçou sua vida, significa que você tem motivos para começar de novo.
Fracasso não significa que você deve desistir, significa que deve lutar com maior afinco.
Se conheça e aprenda com os erros. Não se recrimine e se trate bem, se dê chances, preste atenção a seus comportamentos para poder fazer escolhas melhores e que tenham mais a ver com vc e com o que vc quer da vida e das outras pessoas. 
Não dê tanta importância à possíveis críticas e ao que as pessoas podem falar de você e de suas atitudes.
Siga seu coração e procure se conhecer, pois é através do auto conhecimento que podemos prever os possíveis fracassos e fazer opções melhores a nosso favor.
:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário