quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Filme para assistir no final de semana - Super Size Me


Este filme trata-se de um caso famoso de uma pessoa que fez uma experiência de viver um tempo apenas se alimentando com produtos de fast foods. Trata-se de Morgan Spurlock, um cineasta independente, autor do filme “Super Size Me”, aqui no Brasil conhecido como “A Dieta do Palhaço”.

A experiência que foi transformada no filme citado, foi feita depois que ele ficou sabendo que dois adolescentes americanos estavam processando o McDonald’s, alegando que o motivo por suas obesidades se devia ao fato de comerem repetidamente na rede de alimentos. Assim veio sua inspiração conforme conta em entrevistas.

Morgan procurou alguns médicos que pudessem atestar sua saúde e o acompanhar na experiência e que fez com que passasse a fazer suas refeições apenas na rede McDonald’s. Estipulou o tempo: 30 dias.

Criou também uma regra: se o atendente sugerisse um tamanho maior, era este que escolheria. Assim acabou comendo cerca de duas vezes a ingestão de calorias necessárias nos 30 dias em que se alimentou apenas no McDonalds, chegando a consumir por dia, em média 5.000 calorias (cerca de 7 macs).
Também reduziu o tempo de exercícios, para tornar a experiência ainda mais próxima do estilo de vida do típico americano.
Quando começou a dieta, ele foi avaliado com ótima saúde e com um condicionamento físico acima da média. Pesava então, 84,10 kg, era magro para sua altura de 1.88cm. Seguiu por um mês o seu plano de alimentação e surpreendentemente, ao término, estava com 11.10 kg a mais!

O que mais impressionou aos médicos que acompanharam a experiência, foi o estado em que sua saúde ficou. Extrema variação no humor alternando momentos de irritação com apatia, sugerindo um quadro de depressão, danos ao fígado e disfunção sexual. Para alguns médicos o seu estado se assemelhava ao de alguém que durante anos, tivesse abusado do álcool.
E sua experiência rendeu mais aborrecimentos: ao término, para se livrar do excesso de peso e restaurar sua saúde abalada nestes 30 dias de farra alimentar, Morgan Spurlock levou 14 longos meses.

Claro, que existem outros tipos de fast food que não são hambúrgueres e McDonalds, e nisso reside certa injustiça em expor uma marca. Mas isso não anula o valor do filme, trazendo à tona, verdades que o mundo todo conhece mas que insiste em ignorar: os enormes malefícios do alto processamento dos alimentos.

É possível escolher alimentos de melhor qualidade e que são servidos rapidamente (um dos principais motivos do Fast Food). Saladas, frutas, grelhados, não demoram nada para serem servidos e hoje existem restaurantes no estilo Self Service capazes de agradar a todos os paladares e são tão comuns que estão presentes em grande número em todas as grandes cidades.

Dá para se alimentar na rua mantendo um bom controle de qualidade, depende apenas de sua vontade.

Enfim, nenhum esforço é penoso quando os resultados são: emagrecimento saudável, disposição e bem estar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário