terça-feira, 22 de março de 2016

Vinho é vida! Mas com moderação..





Muitos mitos e verdades surgem a respeito do vinho.
Ele ajuda a circulação sanguínea, mas engorda.
Há pessoas que supervalorizam e até usam algumas desculpas para beberem cada vez mais. Há também quem abomine, dizendo que o vinho tem mais álcool do que qualquer cerveja.
O vinho é uma bebida alcoólica, e como tal tem seus riscos. Mas também traz muitos benefícios à saúde quando consumido da maneira e na quantidade correta.

Listarei 8 bons motivos para você continuar a beber aquela taça de cada dia!

1- Basta uma taça diária para diminuir em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias que causam uma série de doenças, como úlceras, gastrites, infecções e muitos tipos de câncer. Isso sem falar que o vinho é o único que não afeta o sistema imune.

2- Beber em doses moderadas, principalmente à partir dos 40, fortalece os ossos, veias e artérias, prevenindo muitos problemas que podem surgir no futuro como osteoporose e varizes.

3- Afinal, vinho engorda ou não? A resposta pode parecer triste, mas engorda, sim. Mas também, tudo na vida engorda, só água e chá verde que não.
Mas fique tranquilo, há mais pontos positivos do que negativos nisso tudo. Dentre todas as bebidas alcoólicas, o vinho é o que tem menos calorias, se bebido moderadamente.
Além disso, é a bebida que menos se transforma em gorduras localizadas e encoraja o corpo a queimar calorias por até 90 minutos depois de beber.
O que engorda no vinho é, na verdade, o açúcar que não se transforma em álcool durante a fermentação (chamado de açúcar residual). Os vinhos de sobremesa, é claro, saem em disparada quando o assunto é esse tal açúcar, seguido pelos espumantes Moscatel. Isso sem falar nos espumantes demi-sec e doux, que são mais açucarados que os brut, extra-brut e nature.
Apesar disso, alguns vinhos secos também entram na lista - White Zinfandel, Riesling, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon e Carménère - isso porque produzem mais açúcar e álcool. Por outro lado, Sauvignon Blanc, Gros Manseng e Pinot Noir vêm para, literalmente, equilibrar a balança.

4- Beber com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção e mobilidade.

5- Duas taças de vinho por dia aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Mas para o efeito funcionar é preciso fazer exercícios.
Ele pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial. Mas a recomendação é aquela de sempre: duas taças por dia, nada mais, senão outros problemas piores podem surgir.

6- O vinho é a única bebida capaz de deixar mais lenta a degeneração da retina e previne os riscos de cegueira.

7- O vinho ajuda a preservar a memória mesmo na terceira idade. Isso acontece porque o vinho previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, ambos relacionados ao declínio de memória.

8- Quem gosta de vinho, gosta de comida, é fato. Quem gosta de comida, pelo menos uma vez na vida já sofreu com uma intoxicação alimentar, isso também é fato. Uma coisa que os médicos deveriam recomendar também é uma taça de vinho por dia pois ele praticamente mata a bactéria responsável pela intoxicação e deixa muito mais rápida a recuperação.

Mas lembrem-se: tudo o que é exagerado é ruim, então beba com moderação!

2 comentários:

  1. Oi fe gostei do assunto mas gostaria de saber qualquer vinho é bom pra saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si! Fico muito feliz que você está preocupada com a saúde. Você está uma excelente aluna nota 10! Procure comprar os vinhos de uva Tannat ou Malbec produzidas na Argentina pois segundo estudos, possuem uma menor probabilidade de desenvolver diabetes, doenças neurodegenerativas e certos tipos de câncer.

      Excluir